Nosso sentido da visão nos estimula exponencialmente - 30% do nosso córtex é dedicado ao processamento visual - muito mais do que qualquer outro sentido. Então, não é surpreendente que sejamos muito influenciados pelo que vemos. Isso explica por que colocamos tanto peso na frase - "a primeira impressão é a melhor impressão". E isso se aplica não apenas às pessoas, mas também aos lares! Podemos supor com segurança que o hall de sua casa é o que causaria a impressão inicial em um novo visitante.

O que é Foyer ou Hall de entrada?

Um foyer geralmente é um espaço que conecta a entrada a várias outras salas. Você pode combinar tapetes, pinturas, móveis e iluminação para criar o espaço perfeito. Este hall é a introdução ao resto da sua casa. O proprietário exigente sabe que a forma mais elegante de decorar é brincar com a iluminação.

Quer esteja esmaecido, claro ou salpicado de luz - a iluminação do foyer pode mudar drasticamente o clima na sala. Na verdade, ele desempenha um papel crucial na definição da vibração de toda a casa. Para o seu foyer, você pode optar por pendentes contemporâneos ou luminárias de chão.

Muitos elementos entram em jogo ao escolher a iluminação certa. E, para garantir que você escolha o melhor, pergunte-se o seguinte -

  1. Qual é o tamanho do espaço de entrada?
  2. Quanta luz natural ocupa a sala?
  3. Você está escolhendo uma peça para uma casa que ainda não foi construída ou está adaptando-a em uma estrutura existente?

Fatores a considerar:

TAMANHO

Se você deseja colocar um pendente elegante ou lustres de foyer, primeiro você precisa definir o tamanho da luminária. Claro, isso depende do seu gosto preferido em estética. Mas também depende das dimensões da sala. Por exemplo -

Um espaço com tetos altos ficaria bem com uma peça maior, como pendente de mais de 80cm.
Salas menores ficam melhores com luminárias mais compactas. Pendentes geométricos também ficariam bem aqui.
A iluminação moderna do foyer vem em muitos estilos e tamanhos - dependendo da sua necessidade, você pode criar um foyer aconchegante e convidativo.

ALTURA

A distância entre o teto e o chão (pé direito) o ajudará a decidir o tamanho adequado para sua luminária. Também deve haver um espaço de cerca de 2,10 a 2,5 metros entre o chão e a peça, especialmente no caso de lustres. Os tetos altos podem acentuar um espaço e com uma peça mais grandiosa.

Se houver menos espaço, use luminárias que direcionem a luz para cima, como luzes de piso ou luz indireta de arandela de parede. Essas luzes farão seu ambiente parecer maior, seu teto mais alto, adicionando um brilho quente e iluminado ao ambiente. Você pode ser criativo ao descobrir qual medida funcionaria melhor para você. Lembre-se de como você deseja posicionar seus acessórios.

Os lustres são normalmente colocados no nível da janela e você precisa manter algumas coisas em mente ao escolher um lustre de foyer, como -

  • Área de seu foyer
  • Tamanho certo para a entrada
  • Esquema de cores
  • Altura do teto
  • Avaliando a quantidade de iluminação necessária

ESTILO

A iluminação contemporânea do foyer apresenta uma variedade de designs sofisticados. O caminho certo para você dependerá das características do seu ambiente. Por exemplo, se você tiver paredes texturizadas, poderá destacá-las usando mini spots. Você pode escolher entre luminárias pendentes, luminárias de piso, arandelas e lustres de parede, para citar alguns.

De acordo com a largura e altura da luminária, você também pode escolher a quantidade de peças que deseja em sua sala. Lembre-se de que o brilho do seu foyer depende da atmosfera que você deseja criar. Considere a luz quente e de tom incandescente para adicionar profundidade e aconchego à sala.

-

Com essas dicas, você será capaz de criar um foyer verdadeiramente fascinante, com a quantidade certa de luz e sombras em jogo. Faça sua pesquisa antes de decorar seu espaço para criar a casa dos sonhos perfeita.

CasaFundamentosHallIluminação