Dicas de Lighting Design

A luz pode vir do teto, da parede, sobre a mesa ou no chão - as casas raramente têm apenas uma fonte de luz. Cenas claras devem combinar iluminação ambiente com destaques, direta com iluminação indireta. Destaques de iluminação, criados com alguns meios simples, trazem personalidade a uma residência: destacando o vaso do colecionador no aparador, adicionando uma moldura cênica a obras de arte na parede ou criando um clima aconchegante da mesa de jantar. A iluminação geral fornece brilho geral - mas mais do que isso, a iluminância vertical atinge uma impressão espacial expansiva e determina nossa percepção de brilho.
Com a idade, especialmente, a luz torna-se efetivamente vital; a lavagem das paredes combinada com a iluminação de destaque cria as condições visuais ideais em lares de idosos. Salas bem iluminadas e bem iluminadas com contrastes de brilho equilibrados transmitem uma sensação de segurança.

Luz para tarefas grandes e pequenas

Em poucas outras áreas, a luz precisa se adequar a uma ampla gama de atividades em um espaço tão pequeno como em casa. Na cozinha, onde os temperos são medidos meticulosamente, mas também são realizados jantares animados. Na sala, onde toda a família comemora e brinca, mas também se reúne para relaxar no sofá. O melhor exemplo é a sala de estar como o lugar em nossa casa onde nos acomodamos em uma poltrona confortável com um bom livro, mas também celebramos em grande estilo com toda a família. O design de iluminação diferenciado e a fotometria dos LEDs oferecem a solução perfeita para atender a esses requisitos aparentemente contrários: a iluminância vertical uniforme define a luminosidade do ambiente; iluminação de destaque precisa cria hierarquias e fornece a visibilidade necessária em superfícies de escrita e trabalho. Ilhas de luz definem áreas de estar ou cantos de leitura cenográfica de outras áreas da sala. Outro fator importante é a temperatura de cor da iluminação, gerando opcionalmente luz branca quente aconchegante ou luz branca neutra dinamicamente fresca.

Qualidade de luz é qualidade de vida

As demandas colocadas sobre a qualidade da luz no projeto de iluminação para espaços residenciais diferem pouco das exigências de restaurantes sofisticados, aplicações de bem-estar ou galerias. A boa reprodução de cores garante que nossa comida pareça apetitosa, o espelho reflete nosso eu autêntico e podemos julgar a cor de nossa roupa corretamente. As luminárias com luz branca quente enfatizam o caráter da sala e geralmente podem ser atenuadas com dimmers padrão.

Usando luz para criar espaços

A iluminância vertical pode ser mais eficiente em residências privadas do que a luz horizontal de mesma carga, otimizando a impressão espacial de brilho. Além disso, dá a quartos pequenos e corredores estreitos uma aparência mais alta e espaçosa. Graças ao brilho e à uniformidade da luz LED, a lavagem de paredes adiciona um efeito decorativo às prateleiras e, por exemplo, facilita a leitura das capas de livros e adornos em estantes.

Usando luz para mostrar personalidade

A ilha de luz para o canto de leitura, um ponto de destaque para a nova foto na parede, o feixe linear para uma luz brilhante ao cozinhar: "brilho focal" desempenha um papel mais proeminente em residências privadas do que "luminescência ambiente", que fornece iluminação geral para orientação. A iluminação de realce pode enfatizar o caráter individual de uma sala de forma eficiente com alguns meios simples: plantas de casa, obras de arte e outros objetos são enfatizados precisamente com diferentes distribuições de luz e contrastes de brilho. A luz LED também é ideal para modelar objetos de forma brilhante, dando-lhes uma aparência quase tridimensional ou para fazer um realce das características de materiais e texturas de superfície de couro, madeira ou vidro. As cenas ajudam a estruturar a luz em uma sala para servir a diferentes propósitos: quando dimerizada, a luz brilhante da luminária pendente transforma um local de trabalho temporário em uma mesa de jantar; e, à noite, a iluminação de destaque em uma pintura muda o foco da área ao redor da moldura para a obra de arte.

FundamentosLedSala de estar