Iluminação de parede -  um guia completo para arandelas

O que são arandelas de parede?

Um arandela, por definição, é tipicamente um acessório de iluminação de parede que é instalado usando a parede como suporte. Essas luzes são geralmente direcionadas para cima e devem sua existência à era pré-moderna, quando luminárias como essas eram usadas para segurar velas e tochas. Arandelas de parede modernas vêm em uma ampla variedade de formas e tamanhos e geralmente requerem algum tipo de fonte de luz elétrica que se conecta dentro da luminária.

O que é um aplique de parede? Qual é a diferença entre um arandela e uma luminária de parede?

Os termos “aplique de parede” e “arandelas de parede” são frequentemente usados ​​de forma intercambiável e significam essencialmente a mesma coisa - uma luminária montada em uma parede. No entanto, se formos para os detalhes técnicos, onde um aplique de parede difere de uma arandela está no seu desenho - sua fonte de luz é coberta, geralmente por vidro. No entanto, as luminárias raramente são categorizadas com base nessas diferenças técnicas. Os designers e fabricantes de iluminação de hoje geralmente combinam arandelas e lâmpadas de parede.

Devo ter luzes de parede?

Sim, adicionar luminárias de parede à decoração da sua casa é uma boa ideia. Luzes de parede ou arandelas podem adicionar uma camada fantástica de iluminação ao seu ambiente, em ambientes internos ou externos. As luzes de parede modernas podem elevar o design de iluminação e a decoração de qualquer espaço interior, ao mesmo tempo que fornecem uma iluminação eficaz em termos de iluminação ambiente, iluminação de realce ou iluminação geral. Quando instalados nas paredes externas, varanda, deck, pátio ou calçadas, arandelas de parede se destacam como peças decorativas, além de fornecer iluminação suave após o pôr do sol.

Quais são os diferentes tipos de arandelas de parede?

Luminárias de parede contemporâneas vêm em várias formas, tamanhos e marcas. Aqui está um resumo rápido dos tipos mais populares e comuns de arandelas de parede:

  • Aplique embutido
  • Aplique de montagem semi-embutido
  • Projetor
  • Arandela
  • Projetor de luz embutido
  • Projetor de parede tipo lanterna
  • Arandela de meia lua
  • Projetor Floodlight
  • Arandela de vela
  • Arandela para quadros
  • Os materiais de que as arandelas de parede são normalmente feitas incluem:
    • Metal
    • Vidro
    • Cerâmica
    • Cristal
    • Plástico


Empresas de design de iluminação como a FLOS são conhecidas por sua enorme variedade de arandelas e apliques feitos pelos melhores designers do mundo. Essas coleções apresentam uma variedade de arandelas e luminárias, incluindo designs icônicos, como a miniciplaca Glo-Ball, IC Lights, Pochette, On the Rocks, Tilee e WireRing.

Arandelas de parede Wirering Wall da Formafantasma

Como e onde usar arandelas de parede?

Embora você possa deixar sua imaginação e criatividade assumirem o controle quando se trata de descobrir onde deseja instalar arandelas, o consenso geral e o pensamento de design determinam que certos tipos de arandelas de parede devem ser usados ​​para fins específicos. Por exemplo, uma luz de quadro é normalmente usada para destacar um retrato, pintura ou obra de arte pendurada na parede. Da mesma forma, arandelas que fornecem iluminação vertical são geralmente preferidas como fonte primária ou secundária de iluminação em calçadas, varandas, escadas, entradas, corredores, corredores ou grandes salas de jantar / estar. Você também encontrará algumas arandelas de parede que são projetadas especificamente para atender às necessidades de um ambiente específico. A WireRing, por exemplo, é adequada para salas de estar ultramodernas ou cabines de escritório chiques.

Como instalar arandelas de parede?

Algumas luminárias são bastante simples de instalar, enquanto outros podem ter um processo de montagem e instalação realmente complexo. Embora você receba um manual do usuário completo ou guia de instalação do fabricante, é recomendável que você instale a lâmpada com a ajuda de um profissional de iluminação ou eletricista especializado. Não corra riscos desnecessários. Você prefere quebrar a cabeça em que fio vai para onde do que chamar um especialista e fazer tudo de forma rápida e eficiente?

A que altura deve estar uma luz de parede? Qual a distância entre as arandelas de parede?

Quando você fala sobre arandelas de parede utilizadas em múltiplos é importante que você certifique-se de que elas sejam colocadas e instaladas em pontos equidistantes. A distância entre eles depende muito do tamanho da sala / parede e do tipo de efeito que você deseja obter. Em termos de altura de montagem, lembre-se de que as arandelas voltadas para cima devem estar a aproximadamente 50 centímetros do teto. Uma vez que estão jogando luz para cima, essas lâmpadas podem acentuar a beleza de um teto falso ou teto de design. Para arandelas de cabeceira, certifique-se de que a luz está no nível dos olhos quando você se sentar na cama. Para projetos menores (geralmente usados ​​em banheiros próximos ao espelho), eles devem ser montados de acordo com a altura do usuário.

265 arandela de parede por Paolo Rizzatto


O que significa lavagem de parede vertical ou Wall Washing?

Lavagem de paredes ou iluminação de preenchimento (Wall Washing) refere-se a um método que às vezes é usado para iluminar paredes planas, distribuindo a luz uniformemente do chão ao teto. As luzes de lavagem de parede podem ajudar a chamar sua atenção para uma grande parte de uma superfície lisa - geralmente uma parede interna. 

 

 

Objetivo, tamanho e brilho

É essencial que você primeiro determine qual é o seu propósito ao procurar por este tipo de iluminação. Isso dependeria em grande parte da avaliação de suas necessidades, colocando seu plano de design e decoração no papel e avaliando que tipo de iluminação de parede você precisa. O tipo, tamanho e brilho da arandela de parede são fatores importantes a serem considerados, uma vez que você estabelece suas necessidades exclusivas. A maioria das luminárias de parede modernas podem ser dimerizadas ou, pelo menos, oferecem a opção de instalar um dimmer seperado. Luminárias com recursos de dimerização permitem que você experimente seu fluxo - ajustando a intensidade de acordo com a hora do dia e o tom que deseja definir no referido espaço.

FundamentosIluminação