Noções básicas de iluminação

A luz é uma dessas coisas: quando está certa, você pode até não notar seu brilho, mas quando está errada, há pouca coisa além dela sobre a qual é possível se concentrar (literalmente). Ao saber o básico, você sempre pode escolher a luz certa.

Existem três tipos básicos de luz: a luz de tarefa, ambiente e destaque.

A iluminação da tarefa é o que você usará em áreas de trabalho como a cozinha e o banheiro, onde ver todos os detalhes sem forçar os olhos é importante. As peças que oferecem iluminação de tarefas incluem pendentes, iluminação inferior do gabinete e luzes embutidas. 

A iluminação acentuada é usada para chamar a atenção para as coisas boas - sua arte, sua estante, essas lindas vigas expostas. As peças que oferecem iluminação de acento incluem arandelas, wash e iluminação de trilhos.

A luz ambiente ou geral ilumina uma sala inteira. É a luz que substitui a luz solar durante a noite, e é essencial em qualquer casa. As peças que oferecem iluminação ambiente incluem luzes pendentes, candelabros e luzes de trilho.

À medida que você considera o seu projeto, decida quais atividades serão realizadas em cada ambiente para determinar a luz que você mais precisa. Em seguida, adicione outros elementos da luz. Por exemplo, um pendente que oferece luz ambiente na sua sala de estar oferece uma atmosfera relaxante, mas uma luz no chão ao lado da sua cadeira favorita oferece luz direta para ler o próximo best-seller.
FundamentosIluminação