Surpreenda no seu próximo jantar com seu conhecimento enciclopédico de diferentes estilos de iluminação.

A iluminação arquitetônica refere-se a sistemas de iluminação integrados em nossas casas e estrategicamente projetados para preencher uma necessidade. Existem três tipos básicos de iluminação arquitetônica: cove, soffit e valance.

 

Sancas: Uma sanca é uma abertura horizontal no gesso, por isso é lógico que esse tipo de iluminação inclua uma fonte de luz que vem de dentro de um espaço recuado. Permitindo assim que a luz irradie para cima e para baixo.

A iluminação embutida: é instalada acima do teto, de modo que a abertura da fonte de luz está nivelada com o teto. Fornecendo uma linha direta de luz, são ideais como iluminação tarefa, ambiente ou destaque.

A iluminação de trilho: geralmente é instalada em uma "faixa" montada em uma parede ou teto. Os spots que seguram as lâmpadas são ajustáveis, tornando este ideal para iluminação de destaque ou tarefa.

A iluminação de móveis torna a vida mais fácil na cozinha. Esta iluminação de tarefas populares geralmente usa perfis de LED e é instalada em armários, oferecendo luz adicional para trabalhar com segurança na bancada.

Pendentes são suspensas do teto, e você geralmente vai encontrá-las lançando luz sobre mesas, ilhas de cozinha e em qualquer lugar que tenha necessidades de iluminação ambiental e de tarefas.

Candelabros ou Lustres também são suspensos do teto, geralmente em cima de mesas. No entanto, ao contrário das luzes pendentes, os candelabros lançam a luz para cima, proporcionando um brilho ambiente.

As luminárias de sobrepor são montadas diretamente no teto, oferecendo luz ambiente direta, difusa ou de destaque dependendo do modelo.

As arandelas são montadas na superfície de uma parede. Eles oferecem iluminação ambiental ou acentuada.

Os abajures e colunas são fontes de luz móveis e versáteis que podem ir onde você precisa, oferecendo luz direta para baixo que é perfeita para tarefas ou iluminação geral.

Seu sofá é luxuoso, sua cama é macia, seus armários de cozinha tem a altura perfeita - quando se trata de ergonomia, muitas vezes pensamos sobre as coisas que tocamos, mas estamos perdendo algo importante: conforto visual. A iluminação ergonômica significa luz tão certa que você nem precisa pensar sobre isso. Vamos ver como conseguir o melhor resultado:

Conheça o seu lugar: você tem diferentes necessidades de iluminação para diferentes áreas, então primeiro escolha o que funciona melhor em cada espaço-ambiente, geral, tarefa ou iluminação de destaque. Não existe receita de bolo pronta. Saber o que você fará irá ajudá-lo a iluminar o espaço de uma maneira adequada. 

Equilíbrio é tudo: luz intensa demais fará com que você tenha um ofuscamento ou desconforto exacerbado, a luz fraca irá fazer você se esforçar. Opte por um meio termo.

Ajuste a sua intensidade: um interruptor de dimmer torna sua fonte de luz mais versátil: ajuste-a ao longo do dia conforme suas necessidades mudam, para otimizar sua experiência.

Atenção especial para as Lâmpadas: Substitua as lâmpadas sempre que precisar. (Dica: as lâmpadas LED têm um ciclo de vida mais longo que as as incandescentes). Evite produtos que não ofereçam garantia. Se você investir em LEDs e você não está coberto por uma garantia, você perdeu tudo o que você economizou!

Limpe sua consciência: As luminárias limpas oferecem a melhor luz, então comece   a verificar o manual das suas peças para obter instruções sobre como limpar suas luminárias e mantê-las sempre bem conservadas.

Deixe a luz entrar: Adicione luz onde você precisar - várias fontes, com uma mistura de downlighting e uplighting é o melhor. Concentre-se na distribuição e certifique-se de que a luz esteja distribuída uniformemente em uma área.

Obter o amarelo perfeito: Em geral, uma tonalidade de amarela é mais agradável aos olhos. e trás aconchego e conforto aos ambientes.

Livre-se do ofuscamento: o ofuscamento é uma deficiência visual que ocorre quando uma fonte de luz intensa e concentrada é diretamente visível. Seus efeitos podem ser perturbadores, como quando o reflexo de uma lâmpada está na tela do seu computador, ou mesmo perigosos, como quando o sol interfere com sua capacidade de dirigir.

Chame um profissional: Contratar um designer de iluminação é uma ótima maneira de garantir que níveis de luz ótimos sejam alcançados em todos os espaços. Nós podemos te ajudar!

FundamentosIluminação